quinta-feira, 28 de março de 2013

Dia a dia em sala - superar os desafio esse é o papel do educador


Muitas vezes a realidade em sala de aula não estabelece relação com a legislação vigente, pois os alunos surdos são prejudicados tendo o despreparo por parte dos professores e, dessa forma, apresentam grandes perdas no desenvolvimento da aprendizagem, sendo assim esses alunos são vítimas da segregação educacional. Compreendo que por meio da Língua de Sinais (Libras) os alunos surdo terão mais possibilidades para aprender, desde que, sejam oferecidos a eles os recursos. Em Jacundá PA, já uma realidade a língua de sinais em sala de aula. Eu como professora de ciências a formação que tenho é insuficiente para trabalhar com alunos ouvintes e surdos em sala de aula. Porém conto com apoio de 2 professores que me ajudam no processo de aprendizagem de duas alunas surdas que estão no 6 ano. Desde do incio do ano já percebo um grande avanço do desenvolvimento da aprendizagem dessas alunas. Trabalhamos de forma conjunta Eu  os professores de libras e todos os outros docentes  contribuindo para minimizar as dificuldades enfrentada pelas discentes em sala de aula e no fora no espaço escolar. 
Este trabalho era construção de um planetário, então para facilitar a construção no primeiro momento utilizamos a sala do proinfo para todos os alunos  visualizarem informações sobre o sistema solar. No segundo momento partimos para construção que inicio em sala e o termino em casa. No terceiro momento tivemos a socialização de todos os alunos ouvintes e das alunas surdas. Pra mim foi maravilhoso ver o desenvolvimento dessas alunas em sala e parabenizo os dois professores de libras que foram pacientes e interessados em me ajudar. E o resultado veremos nas imagens abaixo.








  

Nenhum comentário:

Postar um comentário